Para que serve o Botox?

Botox

Para que serve o Botox?

A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, é utilizada para paralisar temporariamente a musculatura e pode ser usada para vários fins estéticos, como para suavizar rugas e linhas de expressão do rosto, tratar hiperidrose (excesso de suor em algumas regiões como mãos, pés e axilas), amenizar o sorriso gengival, entre outros . Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, glabela (espaço entre as sobrancelhas) e os pés de galinha (rugas que se formam na região dos olhos). 

As rugas surgem devido ao envelhecimento que ocorre por idade, exposição ao sol, má alimentação, tabagismo entre outros. Mas o fator natural para seu aparecimento é a contração da musculatura da face nas expressões, como por exemplo ao franzirmos a testa, ao sorrirmos ou quando forçamos a vista (rugas na região dos olhos). Com o passar do tempo essa contração da musculatura pode gerar vincos permanentes na pele.

Quando injetada nessas rugas, a toxina age como um bloqueador neuromuscular interrompendo a transmissão de estímulo dos neurônios para os músculos, impedindo parcial ou totalmente a contração. Apesar de irreversível, esse bloqueio é temporário já que organismo constrói novas vias de transmissão após algum tempo.

O beneficio se dá de duas maneiras:

1) De forma preventiva – Como a contração muscular é paralisada não haverá formação de rugas pela movimentação muscular na área onde foi aplicado o botox.

2) De forma reparadora – Como o botox tira a tensão da musculatura, as rugas causadas por esses músculos são amenizadas.

A aplicação é praticamente indolor. O local deve ser estudado pelo especialista para que o resultado fique o mais natural possível.

O botox é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Também não deve ser utilizado por grávidas e lactantes e por pacientes portadores de doenças neuromusculares, imunológicas ou doenças relacionadas à coagulação. Pessoas que utilizam drogas que interfiram na transmissão neuromuscular também não devem ser tratadas com a substância.

O resultado começa a aparecer entre dois a cinco dias após a aplicação. E tornam-se mais evidentes por até duas semanas. A partir de então, eles permanecerão estáveis pelo período aproximado de 4 a 6 meses.

Por ser um medicamento biológico deve seguir um intervalo de aplicação de no mínimo três meses entre uma sessão e outra (considerando a mesma região a ser tratada). Aplicações com intervalos menores podem causar resistência ao produto e o mesmo pode perder seu efeito.

Quer conversar mais sobre Botox? Agende a sua avaliação pelo telefone 2509-6099 ou pelo Whatsapp 97664-9025

ABOUT AUTHOR